Na medida em que o distanciamento social se torna a nova norma na luta contra o COVID-19, é difícil seguir a regra dos dois metros de distância nas cidades densas. A urbanista Meli Harvey desenvolveu um mapa de Nova Iorque que mostra a largura das calçadas da cidade, destacando as áreas onde o distanciamento social pode ser mantido.
Usando informações do banco de dados de calçadas da cidade, o mapa "mostra exatamente o quão estreitas são as calçadas de Nova Iorque, com cores sobrepostas ao desenho da cidade". Com efeito, em Nova Iorque e na maioria das metrópoles, é difícil seguir a regra dos dois metros já que as calçadas não são largas o suficiente.
Como planejadora urbana, já passo muito tempo pensando em como usamos o espaço público. Quando a pandemia teve início, de repente as regras que governam a maneira como as pessoas interagem no espaço público foram viradas de cabeça para baixo. Todos se tornaram conscientes de como as qualidades da rua afetavam sua capacidade de manter a distância social. Queria documentar um fator que desempenha um papel importante em como as pessoas podem manter o distanciamento social. -- Meli Harvey
Enquanto que o maior desafio enfrentado por Harvey era mostrar a largura das calçadas a partir das bases de dados disponíveis fornecidas pelo portal Open Data da cidade de Nova Iorque, o projeto em si tem um objetivo muito maior e visa iniciar o debate sobre o futuro dos espaços públicos.
Harvey se surpreendeu com a inexistência de dados sobre as larguras das calçadas. "Temos grandes quantidades de dados sobre ruas, pois elas dizem respeito a automóveis e outras formas de mobilidade. No entanto, quando se trata de caminhar, há pouquíssimos dados com os quais trabalhar [...] Para além da pandemia, espero que as pessoas reflitam mais sobre como nossos espaços públicos definem nossa experiência enquanto pedestres. O mapa serve como um documento de como as práticas de planejamento dos últimos séculos afetaram nossas paisagens peatonais."
Check your #physicaldistance! Use your surroundings to make sure you’re maintaining 6 feet of distance from others to help stop the spread of #covid19.
— NYCPlanning (@NYCPlanning) April 8, 2020
Benches, tree pits and more can help you easily visualize how far you should be from the people you pass. #whatis6feet pic.twitter.com/EpH2Jn3Itc
Via The Verge.
Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.